SBDV

Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária

Primeira sociedade latinoamericana de dermatologia veterinária*


Fundação 16 de março de 2000

Acesse

Usuários cadastrados

.*..*. .*.Mínimo de 4 letras.
Ainda não sou cadastrado
Esqueci a minha senha

Dermatopatologista paulistano é indicado para a AMESP

O Professor Nilceo Schwery Michalany, docente aposentado pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, proprietário do Laboratório Paulista de Dermatologia, graduado pela FCMSCM (1974), Mestre em Patologia (UNIFESP) e pós graduado na especialidade pela New York University, tomou posse na Academia de Medicina de São Paulo em 17 de agosto de 2020.

O Prof. Nilceo, a partir da década de 1980, passou a colaborar com o Serviço de Dermatologia do HOVET/USP, a convite do atual Conselheiro da SBDV (Prof. Carlos Eduardo Larsson), realizando exames histopatológicos de lesões tegumentares biopsiadas de animais atendidos no HOVET/USP.

Há 40 anos não se dispunha de laboratórios veterinários privados de dermatopatologia e mesmo em faculdades de medicina veterinária não se contava com patologistas com especial interesse nas enfermidades tegumentares de espécimes animais. A exceção era o med. vet. Prof. Viciany Erique Fabris, professor da Faculdade de Medicina da UNESP, campus de Botucatu, ex-residente da FCMB, com aperfeiçoamento na University do Alabama e com doutorado pela UNICAMP, que respondia pelos laudos dermatopatológicos da FM e da FMVZ da UNESP.

O Prof. Nilceo, o “Michalany”, colaborou com o HOVET/USP, no aprimoramento de centenas de MV aprimorandos e residentes, no treinamento teórico-prático quando do ingresso desses no Programa de Residência; ministrou: aulas aos pós graduandos do Programa de Pós Graduação em Clínica Veterinária (PCVET), nas cinco edições dos “Cursos de Especialização em Dermatologia Veterinária” promovidas pela Pró Reitoria de Cultura e Extensão e FMVZ/USP , homologadas pela SBDV; bem como palestras em eventos da nossa Sociedade, colaborando em dezenas de dissertações e teses de alunos do PCVet.

O seu interesse pela dermatologia comparada propiciou a descrição de dezenas de primo relatos de dermatopatias animais (auto-imunes, bacterianas, pseudo fúngicas e fúngicas, metabólicas, parasitárias, psicogênicas, neoplásicas etc), na sul américa.

Seguramente o “Michalany” é o dermatopatologista brasileiro, com formação médica, que tem seu nome disposto em centenas de trabalhos apresentados em conclaves veterinários (internacionais e nacionais) e publicados em periódicos
.
Muitos do ora existentes e excelentes dermatopatologistas veterinários brasileiros (SP, PR, MG) nele se inspiraram para abraçar a assentar a especialidade no nosso país.

Voltar